A importância de um acompanhamento multidisciplinar antes e depois da cirurgia bariátrica.
Após a realização da cirurgia bariátrica é comum que os pacientes recuperem um pouco de peso, porém se ultrapassar 15% do peso inicial, pode ser que haja uma dilatação da anastomose (a conexão entre o estômago e o intestino) ou o paciente não esteja cumprindo as recomendações da equipe multidisciplinar.
A preparação do paciente é importante no alcance de bons resultados, porém o tratamento pós-operatório é fundamental na maximização da perda ponderal, assim como em sua manutenção.
A melhor forma de evitar uma reganho de peso consiste em cumprir corretamente as orientações de sua equipe multidisciplinar, além de continuar o acompanhamento nutricional, físico e psicológico.
Tal equipe multidisciplinar deve ser composta por profissionais da endocrinologia, nutrição, psicologia, psiquiatria, educação física, fisioterapia além é claro, do cirurgião responsável pela cirurgia.
Vale ressaltar que a cirurgia bariátrica é apenas o início do tratamento e que, se os fatores que levaram o paciente à obesidade mórbida não forem removidos de sua vida, por ele mesmo, com o apoio da equipe multidisciplinar, invariavelmente vai voltar a ganhar peso, jogando abaixo todo o esforço e os riscos assumidos no tratamento.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!