Abdome agudo: Um mesmo nome, tipos e causas diferenciadas.
O abdome agudo é definido por dor abdominal, não traumática e repentina com uma evolução ágil, sendo necessária a avaliação imediata. Apesar da semelhança entre os nomes, os tipos e as causas são diferentes.
Para ajudá-los a entender melhor, hoje eu trouxe uma pequena explicação sobre cada um. Segue abaixo:
Abdome agudo vascular/isquêmico
Com dores abdominais intensas, não sendo proporcionais às alterações dos exames físicos. As causas estão associadas com fibrilação arterial, cardiopatias, avanço da idade, doenças valvares, doença vascular, hipercoagulação e apesar de ser raro, apresenta alta mortalidade.
Abdome agudo obstrutivo
Apresenta a presença de obstáculo mecânico ou funcional, ocorrendo a suspensão progressiva do conteúdo intestinal. As origens são de doença de Crohn, diverticulites, oclusão vascular, íleo paralítico, hérnia estrangulada, aderências, neoplasia intestinal e impacto por bolo de áscar.
Abdome agudo inflamatório
Com uma consequência de desenvolvimentos infecciosos/inflamatórios costuma ser o mais comum. Suas causas são: pancreatite aguda, diverticulite aguda, colecistite aguda e apendicite aguda.
Abdome agudo perfurativo
No geral, a dor é inicialmente repentina e constantemente vem relacionada a septicemia e choque. As suas causas são seguidas de processos infecciosos, inflamatórios, traumatismos, iatrogênicas, ingestão de corpo estranho e neoplásicos.
Abdome agudo hemorrágico
Pode acontecer em todas as idades, porém mais recorrente entre as idades 50 e 60 anos. A dor geralmente é gradativa e pode apresentar sinais de choque hipovolêmico. As causas dos idosos ocorrem devido à ruptura de tumores, aneurismas da aorta abdominal e veias varicosas; já nas mulheres há sangramentos por causas ginecológicas e obstétricas e nos jovens está relacionado ao rompimento de aneurismas das artérias viscerais.
É fundamental que o atendimento médico direcionado seja feito de imediato se houver suspeita de abdome agudo, visto que é uma condição com grande potencial de agravamento. Ao perceber os sintomas, procure ajuda médica para averiguar o seu caso o quanto antes.