Diverticulite: conheça a moléstia diverticular do cólon!
Para começarmos a falar sobre diverticulite, preciso primeiro estabelecer um ponto para vocês: O que é um divertículo?
A parede do intestino grosso, especificamente na área do cólon, é feita por diversas camadas, formadas de dentro para fora, sendo a mucosa, submucosa, muscular e serosa.
Sabendo disso, os divertículos são como uma espécie de pequenos sacos (saculações) que se desenvolvem na herniação da camada mucosa, a camada mais interna, por meio da camada muscular.
Em resumo, é como se formassem ''buracos'' na camada e por conta disso, pequenas ''bolhas'' são formadas nessa ''abertura'', estes são o Divertículo.
Dessa maneira, se pararmos para analisar o intestino internamente, eles pareceram como furos mesmo, porém se analisarmos ''por fora'' eles darão a impressão de serem mesmo como ''bolhas''.
E quando há apenas a presença destes divertículos, chamamos de moléstia diverticular do cólon, também conhecido como diverticulose.
A diverticulite do cólon consiste em um transtorno no qual ocorre a presença de saculações na parede do intestino grosso, provocando sintomas. Como:
• Dor abdominal;
• Sensação de gases;
• Mudanças nos hábitos intestinais;
• Desconforto na fossa ilíaca esquerda;
• Evacuação incompleta.
E aí então se torna uma diverticulite onde o tratamento deve ser feito de maneira individual, porém pode também ser necessário de um tratamento invasivo como a cirurgia.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!