Dr. Hugo, minha hérnia pode voltar?
Após a cirurgia de correção da hérnia, o que você menos deseja é que ela volte, concorda? Porém, seja qual for o método cirúrgico utilizado, ainda há risco de que a condição retorne. Porém, não há porque se desesperar! Há medidas que podem ser feitas para evitar os fatores de risco para essa recidiva.
Primeiramente, é necessário discutir com o cirurgião qual a técnica que será utilizada, isso porque quando se usa a técnica tradicional, o risco de recidiva é maior, por conta da religação ser feita com o próprio tecido enfraquecido, já frágil e desgastado.
Exatamente por isso, o ideal é optar pela técnica cirúrgica que utiliza uma tela que substituirá o tecido rompido, reduzindo assim os riscos de que a hérnia surja novamente. Os cuidados pós-operatórios também são importantíssimos para evitar a recidiva, como suspender o tabagismo, controlar o peso para evitar o sobrepeso, não ficar por muito tempo deitado ou sentado,
Vale ressaltar também que a hérnia quando tratada ainda pequena, possui menos chance de recidiva, por isso a importância de procurar tratamento o quanto antes.