Quando é indicada a cirurgia bariátrica no tratamento da diabetes tipo 2.
Já é do nosso conhecimento que a diabetes do tipo 2 está relacionada à obesidade. Dessa forma, é possível que os pacientes diabéticos realizem a cirurgia bariátrica como uma alternativa terapêutica, se o tratamento clínico não manifestar resultados positivos.
A cirurgia bariátrica recomendada para os portadores de diabetes mellitus tipo 2 se dará, principalmente, por bypass gástrico com reconstrução em y de roux, sendo denominada como cirurgia metabólica.
A cirurgia é recomendada para os pacientes com IMC de 30 e diabetes que está complicada em controlar.
Então, a cirurgia pode minimizar a doença em até 90%, o que vai depender da sua gravidade e do tempo que se passou desde o diagnóstico, sendo assim, reduzir os perigos de complicações comuns, como: problemas renais e cardiovasculares.
Uma das tarefas da cirurgia metabólica, é proporcionar um aumento nas incretinas, hormônios intestinais que têm a função de regular o metabolismo da glicose.
Depois de fazer a cirurgia, o organismo começa a liberar uma incretina que incita o pâncreas a produzir insulina, o que juntamente com a perda de peso, colabora com o controle glicêmico.
E tudo isso resulta em uma melhora da qualidade de vida, proporcionando uma vida mais saudável.