O que é a Doença Celíaca? Quais as suas causas, sintomas e tratamento?
A doença celíaca é uma doença autoimune, portanto, as próprias células, em defesa imunológica, agridem as células do organismo causando um processo inflamatório, atingindo o tubo digestivo e interferindo na absorção dos nutrientes.
A Doença Celíaca acomete pessoas com intolerância a uma proteína chamada glúten. Depois de ingerido, o glúten entra em contato com a superfície do intestino delgado, onde as células imunológicas provocam a inflamação.
Sintomas:
A doença manifesta-se de forma diferente em cada indivíduo, podendo surgir tanto na idade adulta quanto na infância, um fator determinante para o surgimento da doença é o tempo de amamentação. Quanto maior o tempo de amamentação, mais tardio os sintomas podem surgir.
Os sintomas podem variar, manifestando somente no sistema digestório em algumas pessoas, e em outras com depressão e irritabilidade. Listamos abaixo, os principais sintomas da Doença Celíaca:
-Distensão abdominal e dor recorrente;
-Diarreia crônica;
-Perda de peso;
-Fezes claras, com odor fétido;
-Anemia crônica;
-Flatulência;
-Dores ósseas;
-Alteração comportamento;
-Cãibras musculares;
-Fadiga e/ou cansaço;
-Retardo do crescimento;
-Dor articular;
-Aftas orais;
-Alteração do período menstrual;
-Depressão e/ou irritabilidade.
Algumas pessoas não apresentam sintomas, pois, a parte afetada do intestino absorve nutrientes de forma suficiente, porém, mesmo sem apresentar sintomas, ainda apresentam riscos de desenvolver as complicações da doença celíaca.
Diagnóstico:
O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue específicos, associado à biópsia realizada pela endoscopia digestiva alta.
Tratamento:
O tratamento da doença consiste em manter rigorosamente uma dieta sem glúten. Para muitas pessoas, este tipo de dieta traz melhoras dos sintomas, das cicatrizes e ajuda a prevenir futuras complicações.