O que é fissura anal?
A fissura anal é uma doença caracterizada por uma ferida na pele que reveste o canal anal e/ou a margem anal. Pode ser aguda ou crônica. A fissura anal acomete igualmente a homens e mulheres. Quase sempre há uma fissura apenas, mas alguns pacientes podem apresentar duas.
As fissuras anais são muito comuns em lactentes jovens, mas pode afetar pessoas de qualquer idade. Uma fissura anal geralmente cura espontaneamente em quatro a seis semanas. Se isso não acontecer, o tratamento médico ou cirurgia geralmente pode aliviar o desconforto.
Tipos
A fissura anal pode ser aguda ou crônica:
- Fissura anal aguda: o “corte” tende a ser superficial, com bordos sem fibrose, normalmente com menor tempo de evolução;
- Fissura anal crônica: a ferida torna-se uma úlcera facilmente reconhecível pelo médico especialista, com fibrose e endurecimento dos bordos, plicoma sentinela (pele sobressalente na margem anal), com maior tempo de evolução.
Causas:
As causas comuns de fissura anal incluem:
- Defecar fezes grandes ou duras e secas;
- Prisão de ventre e esforço durante as evacuações;
- Diarreia crônica;
- Sexo anal;
- Inflamação da área retal causada pela doença de Crohn, ou outra doença inflamatória do intestino.
Fatores de risco
Fatores que podem aumentar o risco de desenvolver uma fissura anal incluem:
- Infância. Muitas crianças experimentam uma fissura anal durante o seu primeiro ano de vida;
- Envelhecimento. Os adultos mais velhos podem desenvolver uma fissura anal, em parte, devido à circulação mais lenta, resultando em diminuição do fluxo sanguíneo para a área retal;
- Prisão de ventre. Esforço durante as evacuações e passar fezes duras aumentar o risco de rasgar;
- Parto. As fissuras anais são mais comuns em mulheres após o parto;
- Doença de Crohn. Esta doença causa a inflamação crônica do trato intestinal, o que pode fazer o revestimento do canal anal mais vulnerável à rotura;
Sintomas de Fissura anal
A dor é o principal sintoma. Tende a ser severa, e pior na aguda, como se algo estivesse arranhando, cortando ao evacuar, e persistindo após a defecação. Outros sintomas de uma fissura anal incluem:
- Sangue vermelho brilhante no banco ou papel higiênico depois de uma evacuação;
- Comichão ou irritação ao redor do ânus;
- Uma rachadura visível na pele ao redor do ânus;
- Um pequeno nódulo ou marca de pele sobre a pele perto da fissura anal.
É indicado consultar seu médico se você tiver dor durante as evacuações ou avistou sangue nas fezes ou no papel higiênico, após uma evacuação.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!