Respondendo 8 dúvidas sobre cirurgia bariátrica que muitas pessoas têm.
Por conta da complexidade da bariátrica, ainda existem muitas dúvidas sobre ela. Para ajudá-los a compreender melhor, preparei este post com as 8 principais dúvidas sobre o assunto.
▪ Após quanto tempo da cirurgia posso retornar ao trabalho?
Na maioria dos casos, os pacientes recebem alta hospitalar após duas semanas de internação. Porém, o recomeço deve ser feito de forma gradual.
▪ Após o procedimento, vou precisar tomar medicamentos?
Sim. A suplementação vitamínica e a reposição de ferro são obrigatórias para quem se submeter à cirurgia bariátrica.
▪ Posso praticar exercícios após a bariátrica?
Pode! Na verdade, o corpo já precisa ser movimentado ainda no período de internação, mesmo que com curtas caminhadas, realizando fisioterapias.
▪ Vou sentir dor no pós-operatório?
A dor varia muito de acordo com o paciente. Alguns são mais sensíveis que outros. Mas, de forma geral, é comum o paciente sentir um desconforto causado por gases nas primeiras horas após o procedimento.
▪ Quem tem diabetes tipo 2 têm maior risco de complicações?
Infelizmente sim. Porém, o seu caso será avaliado pela equipe médica e, se estiver apto ao procedimento, basta seguir as orientações dos profissionais para evitar problemas.
▪ A perda de cabelo é um efeito colateral da bariátrica?
Na maioria dos casos, é comum que haja uma leve perda de cabelo entre os seis primeiros meses após a cirurgia.
▪ Preciso fazer dieta antes da cirurgia?
Sim. A razão para tal está na necessidade em reduzir o tamanho do fígado e diminuir a presença de gordura no abdômen, o que torna o procedimento mais seguro
▪ Vou poder engravidar após operar?
Sim, e isso é bem comum. A obesidade costuma ser um obstáculo para a gravidez, pois um peso acima do ideal afeta o ciclo hormonal, sendo um fator prejudicial à fertilidade. Mas o ideal é prevenir e só engravidar após os dois anos, quando há uma estabilização do peso.