Você sabe o que é hérnia incisional?
Depois de uma cirurgia abdominal, é necessário “fechar” o corte que deu acesso à cavidade. Uma sutura, por mais bem feita que seja, é sempre pior que o tecido “virgem”, ou seja, a parede íntegra.
Nessa região de cicatriz, a parede abdominal pode apresentar uma fraqueza, que progressivamente se alarga permitindo que os órgãos do interior do abdômen se insinuem por este orifício, causando a hérnia incisional.
Essa fraqueza pode ocorrer em qualquer incisão na parede anterior do abdômen, mas é mais frequente em algumas situações:
– Incisões que sofreram infecção pós-operatória;
– Cirurgias contaminadas, como apendicite supurada;
– Pacientes com deficiência nutricional eu doenças consumptivas;
– Situações em que o paciente volta à atividade física e não guarda o devido repouso após a cirurgia;
Pode ocorrer até com os orifícios usados na laparoscopia, que, mesmo pequenos são potenciais causadores de hérnias.
Em geral, o sintoma é um abaulamento na região operada, nem sempre a hérnia incisional é acompanhada de dor. Porém, há casos em que a sensação de desconforto e a dor aparecem quando a pessoa realiza movimentos que exigem força abdominal.
Para diagnosticar esse problema, é necessário que o médico faça um exame da região abdominal. Há situações, entretanto, em que precisará recorrer à ultrassonografia e tomografia.
O tratamento da hérnia incisional é sempre cirúrgico, mas pode ter suas particularidades. Hérnias incisionais grandes, especialmente em idosos, podem ser um problema de difícil solução, uma vez que a correção do defeito pode aumentar a pressão intra-abdominal e causar limitação aos movimentos respiratórios. Por isso, uma avaliação da capacidade pulmonar deve ser realizada.
Portanto, fique atento! Após uma cirurgia abdominal, respeite o resguardo definido pelo seu médico, evite fumar para diminuir a tosse no período pós-operatório e se alimente bem, assim você ajuda seu corpo a ter os nutrientes necessários para reparar o trauma cirúrgico adequadamente.
Atenção aos sintomas da hérnia, a hérnia incisional pequena é muito mais fácil de operar e demanda uma cirurgia muito menor que a grande. Dessa forma, se você tiver uma hérnia, quanto antes você resolver o problema melhor para você e para seu médico. Por isso, procure um médico se notar qualquer sintoma na sua cicatriz.