Você sabia que a cirurgia bariátrica pode diminuir as chances de câncer de mama?
Como mencionei durante os últimos posts, o mês de outubro é um mês de incentivo e conscientização à prevenção do câncer de mama.
No post anterior eu mencionei que a obesidade pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Mas o que poucos sabem, é que a cirurgia bariátrica não só previne doenças que a obesidade pode causar, mas também reduz consideravelmente as chances da mulher desenvolver o câncer de mama, e caso a paciente já esteja acometida pela patologia, ajuda no diagnóstico e no tratamento.
Mas porque isso acontece?
Quando se realiza uma cirurgia bariátrica, acaba tendo como resultado o emagrecimento, o que significa que a quantidade de tecido adiposo (gordura) no organismo é reduzida, e é esse tecido que possui algumas células que favorecem o desenvolvimento do câncer.
Mulheres que já iniciaram o processo de menopausa, essa questão é ainda maior, pois muitas vezes a reposição hormonal é iniciada, e o tecido adiposo acaba contribuindo ainda mais na produção de estrogênio, hormônio considerado “alimento” de muitos tumores, o que favorece o desenvolvimento do câncer de mama.
Os tratamentos estão cada vez mais eficazes. A cura existe e é cada vez mais frequente! Caso perceba qualquer anomalia na região das mamas procure por ajuda, o diagnóstico precoce salva vidas!