Atente-se aos sinais que possam indicar câncer de pâncreas.
Fraqueza, emagrecimento excessivo, falta de apetite com náuseas, dores abdominais e nas costas, urina com cor escura, olhos e pele amarelada estão entre os sintomas provenientes de câncer de pâncreas.
Porém, essa variedade de sintomas não são exclusivos do câncer de pâncreas, por isso, torna difícil o diagnóstico precoce, e consequentemente apresenta uma alta taxa de mortalidade. Sua incidência é rara antes dos 30 anos, e mais comum a partir dos 60 anos.
De 10% a 15% dos casos são decorrência de fatores de risco hereditários, como Síndrome de pancreatite hereditária ou Síndrome de Peutz-Jeghers. Já os fatores não hereditários, é possível controlar, visto que a sua maioria se trata de um estilo de vida, como: tabagismo; obesidade; inatividade física. Há também incidências em pacientes portadores de diabetes mellitus e pancreatite crônica não hereditária.
Quando o câncer é diagnosticado em fase inicial, as chances de cura são maiores.
É importante realizar exames de rotina pelo menos uma vez ao ano para detectar algum problema no início e assim ter maiores chances de sucesso com o tratamento.