Cirurgia bariátrica pode ajudar no controle do diabetes tipo 2
Já sabemos que a diabetes do tipo 2 está relacionada à obesidade e sobrepeso. Então, pacientes diabéticos passaram a ter a cirurgia bariátrica como uma opção terapêutica para controle dos índices glicêmicos, caso o tratamento clínico não apresentasse resultados.
A cirurgia nesse caso é recomendada para tratar a diabetes e melhorar os componentes metabólicos quando o controle está complexo. Depois de realizar a cirurgia, o organismo começa a liberar uma incretina e em conjunto da perda de peso, favorece o controle glicêmico.
Onde será realizada primordialmente por bypass gástrico com reconstrução em y de roux, e assim, ocorre o grampeamento de uma parte do estômago dessa forma reduzindo o espaço para os alimentos, o que promove o crescimento de hormônios que fornecerão mais saciedade e reduzirão a fome,
Mas vale ressaltar que a cirurgia é indicada para o tratamento do diabetes para pacientes com IMC maior ou igual a 30 e diabetes de difícil controle. Nessa situação, a doença pode ser minimizada em até 90%, porém irá depender do tempo em que se realizou o diagnóstico e do quão grave está, para reduzir as possíveis complicações como por exemplo problemas renais e cardiovasculares.
Resumindo, a perda de peso em conjunto com a alteração na produção de alguns hormônios secretados pelo trato gastrointestinal, promove a minimização dos níveis de glicemia, colesterol ruim e pressão arterial. Todo esse conjunto resulta em uma boa qualidade de vida, possibilitando mais saúde para as pessoas.