Como é a recuperação pós cirurgia bariátrica?
A recuperação da cirurgia bariátrica pode demorar entre 6 meses a 1 ano e, o paciente pode perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação.
Durante o primeiro mês após a cirurgia bariátrica, é normal o paciente ter dor no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia com frequência, principalmente após as refeições e, para evitar estes sintomas é essencial alguns cuidados com a alimentação e com o retorno às atividades de vida diária e prática de exercício físico.
Os exercícios respiratórios são indicados para serem realizados nos primeiros dias do pós operatório para prevenir complicações respiratórias.
Dieta após cirurgia bariátrica.
Após a cirurgia para emagrecer, o paciente será alimentado por soro pela veia e, apenas dois dias depois poderá beber água e chás, que deverá ingerir de 20 em 20 minutos em pequenas quantidades, no máximo um copo de café de cada vez, pois o estômago está muito sensível.
Atividade física após cirurgia bariátrica.
O exercício físico deve ser iniciado uma semana após a cirurgia e de uma forma lenta e sem fazer muito esforço, pois ajuda a emagrecer ainda mais rápido.
O paciente pode começar por andar ou subir escadas, pois, além de ajudar a perder peso, ajuda a diminuir o risco de desenvolver trombose e contribui para que o intestino funcione de forma correta. No entanto, o paciente deve evitar pegar em pesos e fazer abdominais no primeiro mês após a cirurgia.
Além disso, duas semanas após a cirurgia para emagrecer, o paciente pode voltar ao trabalho e fazer as atividades do dia-a-dia, como cozinhar, passear ou dirigir, por exemplo.
Como aliviar a dor após cirurgia bariátrica?
Ter dor após uma cirurgia para emagrecer é normal durante o primeiro mês e a dor vai diminuindo com o passar do tempo. Nesse caso, o médico pode indicar o uso de analgésicos, como Paracetamol ou Tramadol para aliviá-la e ter maior bem-estar.
No caso de cirurgias por laparotomia, onde o abdômen é aberto, o médico pode também recomendar o uso de uma faixa abdominal para apoiar a barriga e diminuir o desconforto.
Quando ir no médico?
O paciente deve consultar o cirurgião ou ir ao pronto-socorro quando:
- Vomitar em todas as refeições, mesmo cumprindo as quantidades e comendo os alimentos indicados pelo nutricionista;
- Tiver diarreia ou o intestino não funcionar após 2 semanas da cirurgia;
- Não conseguir ingerir qualquer tipo de alimento devido a náuseas muito fortes;
- Sentir dor no abdômen muito forte e que não passa com os analgésicos;
- Tiver febre superior a 38ºC;
- O curativo estiver sujo com liquido amarelo e com cheiro desagradável;
Nestes casos, o médico avaliará os sintomas e orienta o tratamento caso seja necessário.