Como o refluxo gastroesofágico é tratado?
Refluxo gastroesofágico se trata de uma condição em que o esfíncter esofágico inferior é atipicamente distendido, permitindo assim que o fluxo de conteúdo ácido do estômago mude, e que ele retorne até o esôfago.
Mas como tratar essa condição?
- Mudanças de comportamentos é a primeira opção de tratamento indicada, como alteração da dieta (fracionar a alimentação), perda de peso, não dormir com o estômago cheio, evitar alimentos que irritam a mucosa como bebidas que contém cafeína (café, chá preto e mate, refrigerante a base de cola) e frutas cítricas (laranja, limão, maracujá, abacaxi, entre outros) e parar com o tabagismo.
- Medicações para diminuir a produção do ácido, e melhorar o peristaltismo do esôfago e estômago (movimentos involuntários dos órgãos do tubo digestivo). Alguns pacientes podem necessitar dessas medicações por um tempo ou necessitar de uso contínuo.
- O tratamento cirúrgico só é indicado em casos em que esse mal funcionamento da válvula é permanente, caso for esse o caso, o objetivo da cirurgia é recolocar o estômago na cavidade abdominal, assim evita que ele retorne ao tórax, por meio da reparação do hiato (caso haja uma possível hérnias de hiato, é possível corrigir).
Nessa cirurgia também é elaborada uma válvula anti-refluxo, a partir do fundo do estômago, para evitar assim que os refluxos aconteçam.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!